Pacientes e profissionais de Saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV) viveram momentos atípicos para o dia a dia de uma unidade hospitalar, na manhã desta quinta-feira (23).

Emoção e alegria tomaram conta daquela unidade de Saúde com a presença do boi Garantido, em tamanho real, evoluindo e ganhando corações junto de um pequeno batalhão vermelho e branco formando por batuqueiros, dançarinos do Garantido Show e integrantes do Comando Garantido.

A ação percorreu alguns setores do HUGV parando médicos, enfermeiros, demais profissionais e, especialmente, os pacientes.

A emoção tomou conta da paciente Fabiana Alessandres, que mesmo ligada a um aparelho pendurado em uma estrutura de rodinhas, dançou com o boi e não escondeu a emoção.

A visita faz parte do projeto “Garantido Social: Segredos do Coração”, realizado pela Associação Folclórica Boi Garantido, por meio da Diretoria Social, em conjunto com o Grupo de Humanização do hospital que faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Humanização

O hospital mantém um programa de humanização que trabalha não somente o aspecto puramente técnico, mas o humano também.

“A gente busca atender normativas internas, trabalhar o processo de acolhimento, desde a internação até a sua alta, o planejamento de alta, que é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, então nós temos um protocolo instituído”, disse a coordenadora do grupo de Humanização do HUGV/Ebserh.

Ações permanentes

A 2ª diretora social do Garantido, Rúbia Bringel, diz que a ideia é cumprir uma agenda dessa natureza todo mês. A primeira ação, realizada em abril deste ano, foi na Fundação Hospitalar de Hematologia do Amazonas, Hemoam.