O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, passou por uma operação de duas horas nesta sexta-feira (17) que aumentou as esperanças de sua recuperação, disse o vice-primeiro-ministro, após uma tentativa de assassinato nesta semana que chocou a Europa.
O vice-primeiro-ministro, Robert Kalinak, também disse que qualquer decisão de transferir Fico de volta para a capital Bratislava da cidade central de Banska Bystrica, onde ele está sendo tratado, só seria tomada quando houvesse mais melhorias em sua condição.
“Vai levar mais alguns dias para sabermos definitivamente para onde vai”, disse Kalinak a repórteres do lado de fora do hospital Banska Bystrica. “Acho que a cirurgia de hoje… nos permitirá chegar mais perto de um prognóstico positivo.”
“Estou de melhor humor porque vejo que há progresso. Ainda é muito sério, mas para mim é esperançoso.”
Miriam Lapunikova, diretora do hospital que trata Fico, disse que ele estava consciente e estável na unidade de terapia intensiva após a operação, que removeu tecido morto de suas feridas. Fico também passou por horas de cirurgia na quarta-feira (15) logo após ser baleado cinco vezes a curta distância.
Fonte CNN