O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta sexta-feira, 19/4, a estrutura principal do píer turístico no rio Negro, que integra o mirante Lúcia Almeida, localizado no centro histórico da cidade. O projeto faz parte do programa “Nosso Centro”, que tem como autor o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“Fizemos o lançamento da balsa principal do píer ‘Manaus 355’ que será acoplada no mirante Lúcia Almeida. Essa estrutura faz parte da segunda etapa daquela magnífica construção que marca uma nova fase do turismo da nossa cidade. A expectativa é que até o final de junho, toda a estrutura esteja pronta para começar a receber as embarcações turísticas”, explicou Almeida.

A construção do píer está sendo feita em um estaleiro no bairro Compensa, zona Oeste, e envolve um total de três frentes de obras, incluindo o porto, as pontes e as poitas. As 14 poitas que vão ancorar as estruturas do píer já estão ao redor do mirante.

A primeira estrutura, a do maior atracadouro (flutuante), mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. Será esse atracadouro que vai ser lançado nas águas e ficará ancorado no próprio estaleiro, esperando a conclusão da pintura das pontes flutuantes.

A prefeitura avança na conclusão do primeiro píer turístico da capital amazonense, que será instalado no complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul. O píer faz parte da primeira etapa das intervenções do “Nosso Centro”, lançado pela gestão do prefeito David Almeida, em 2021, e em fase de finalização para entrega.