A eliminação precoce ainda na primeira fase do Campeonato Paulista pode ter um importante reflexo no calendário do Corinthians em 2025. A queda no estadual deixou o Timão sem vaga garantida na próxima edição da Copa do Brasil.

A mudança no regulamento da CBF para a distribuição das vagas pode acabar prejudicando o Timão em 2025. Em vez de usar o ranking da entidade como critério, agora as vagas são preenchidas de acordo com o desempenho nos campeonatos estaduais.

A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, sendo cinco delas preenchidas de acordo com a classificação no Campeonato Paulista. Os quatro semifinalistas garantem automaticamente uma vaga no torneio, enquanto o time de melhor campanha que for eliminado nas quartas de final completa a quinta vaga.

A sexta e última vaga na Copa do Brasil destinada a um clube paulista está em jogo na Copa Paulista, competição regional que é disputada no segundo semestre e foi criada para preencher o calendário dos times de São Paulo que não disputam o Campeonato Brasileiro, por exemplo.

O Corinthians tem a opção de disputar o torneio, mas ainda não se manifestou. A última participação do clube foi em 2019, utilizando a equipe sub-23.

Atualmente, apenas três cenários podem garantir o Corinthians na disputa da Copa do Brasil de 2025. Em todos eles o clube depende única e exclusivamente do seu próprio desempenho dentro de campo

Fonte GE