O Terminal IP4 Antigo de Itacoatiara, no Amazonas, único porto público em funcionamento no município, foi reaberto nesta quinta-feira (22) após 77 dias interditado. A reabertura, no entanto, é parcial e com restrições: o peso máximo permitido por veículo é de 25 toneladas.

A interdição do porto se deu em dezembro de 2023, após um laudo identificar danos nas estacas de sustentação do flutuante intermediário da rampa de acesso às embarcações. A seca no Rio Amazonas impediu a estrutura de flutuar, deixando-a apoiada em estacas deterioradas, o que comprometia a segurança do tráfego, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Enquanto o porto esteve interditado, quem precisava transportar cargas utilizava carrinhos de mão cedidos pelo terminal para acessar as embarcações.

No período em que ficou parcialmente interditado, nenhum reparo foi feio na estrutura deteriorada.

Terminal novo segue interditado

O Terminal IP4 do Jaury (Porto Novo), que funcionava principalmente para o transporte de cargas, segue interditado. O porto desabou em outubro de 2023, devido ao fenômeno terras caídas, e ainda não tem previsão de reabertura pelo DNIT. O departamento direcionou todas as operações para o Terminal Antigo.

Fonte Assessoria de Imprensa