Cerca de três dezenas de países tentam entrar no Brics, afirmou na quarta-feira (31) o estado-membro da África do Sul, semanas depois do organismo ter expandido a sua adesão pela primeira vez em mais de uma década.

Trinta e quatro países apresentaram uma manifestação de interesse em aderir ao grupo das principais economias emergentes, disse o ministro das Relações Exteriores sul-africano, Naledi Pandor, a jornalistas, sem nomear as nações.

A Rússia aceitou essas candidaturas depois de assumir a presidência rotativa do grupo neste ano – e será o primeiro membro a supervisionar o órgão desde que ele expandiu significativamente a sua presença global no início do ano, quando o Irã, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos (EAU), Etiópia e Egito aderiram formalmente.

A adesão crescente é amplamente vista como uma vitória para a China e a Rússia, que procuraram remodelar um sistema internacional que consideram injustamente dominado pelos Estados Unidos, no meio de crescentes fricções com Washington e o Ocidente.

 

Fonte CNN