Educadores da rede estadual de ensino de oito municípios do Amazonas que atuam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm até o dia 29 de janeiro para se inscreverem no curso “Processos Formativos em Práticas Educativas na EJA-EPT”. A iniciativa é ofertada pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Ifam (Faepi).

As vagas estão disponíveis para profissionais
das Secretarias de Educação Municipais e da Secretaria do Estado de Educação e Desporto Escolar dos municípios Boca do Acre, Humaitá, Lábrea, Santo Antônio do Içá, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé para os profissionais

Já para os profissionais do Ifam, além destes municípios citados, Coari, Eirunepé, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Maués e Parintins também estão disponíveis para inscrição.

O modelo de curso de “Formação Continuada em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Qualificação Profissional” possui 162 vagas ofertadas na modalidade de Educação a Distância (EaD). A formação tem como proposta oportunizar e possibilitar aos profissionais da educação o diálogo, troca de experiências e o aperfeiçoamento prático, favorecendo a consolidação dos conhecimentos em relação ao EJA e suas especificidades.

Jacira Lima, pedagoga e coordenadora do programa Proeja FIC do Ifam, explicou que o curso será dividido em cinco módulos contemplando as formações legais da EJA a nível nacional e regional, a educação escolar indígena, a educação do campo e a educação inclusiva.

“Estamos procurando contemplar todas as necessidades que vem de encontro a agregar valor na prática docente em sala de aula. A intenção do curso é melhorar a prática desse professor e garantir o ensino de qualidade”, disse a coordenadora.

 

A seleção

Para participar é necessário que o professor, pedagogo, assessor pedagógico ou diretor escolar esteja, exclusivamente, residente no município que deseja se inscrever.

Além dos documentos como CPF e carteira de identidade, também deve ser apresentado um documento que o comprove como servidor em exercício, podendo ser um contracheque ou ou declaração da escola parceira, devidamente assinada, com respectivo número de matrícula do servidor.

A seleção ocorrerá por meio de Sorteio Público transmitido no canal do YouTube TV IFAM, com o início das aulas previsto para o dia 19 de fevereiro.  O curso será por meio da plataforma Moodle com previsão de encontros síncronos a cada término de módulo e uma carga horária total de 120 horas.