Grandes campeões se desenvolvem com talento, dedicação, muito treino, estudo de estratégias e, às vezes, até alguma superstição. Pois o baiano Róbson Conceição se motiva por uma memorável coincidência para buscar na noite desta quinta-feira, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o cinturão da categoria superpena da Organização Mundial de Boxe. O combate contra o atual campeão, o mexicano Emanuel Navarrete, será a terceira tentativa de título de Róbson no boxe profissional. Ele teve o mesmo caminho na bem sucedida jornada olímpica. Tentou em 2008, depois 2012, para somente em 2016, em sua terceira tentativa, conquistar a medalha de ouro olímpica. O Combate transmite a partir de 22h15 (de Brasília).

Para conquistar o título inédito em sua carreira, Róbson precisará superar um adversário que não sabe o que é perder uma luta há 11 anos. Emanuel Navarrete acumula três títulos mundiais em sua carreira profissional e, aos 28 anos, é o amplo favorito nas casas de apostas para o confronto contra o brasileiro.

Na preparação para a batalha com previsão de 12 rounds, Róbson contou com o auxílio de uma equipe acostumada a grandes conquistas. Em seu córner estará o companheiro de treinamentos, o também campeão olímpico Hebert Conceição, e seu mestre Luiz Dórea, conhecido por treinar outras grandes feras brasileiras como Acelino Popó Freitas e Anderson Silva.

O Róbson é um grande exemplo não só nos ringues, mas como pessoa. Eu trabalho com ele há 20 anos. O conheci quando ele tinha só 15 anos. Então posso falar de toda a trajetória dele. Eu nunca vi um atleta treinar tanto. E a principal arma dele é a disciplina. Um cara organicamente privilegiado, que sabe usar a energia e a velocidade em toda a luta. (…) Toda nossa preparação foi baseada nas características do Emanuel Navarrete. Ele é um jovem talentoso, muito rápido, mas tem problemas na guarda e nós vamos explorar isso da melhor maneira. O Róbson estudou bastante o Navarrete e estamos confiantes na nossa preparação. Ele nunca lutou contra alguém como o Robson – disse Dórea.

Fonte GE