A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) divulgou um alerta às escolas do estado sobre ameaças de golpistas que exigem dinheiro via PIX. Segundo a pasta, os criminosos estão se passando por líderes de facções e pedindo dinheiro para evitar ataques às unidades de ensino.

O alerta é direcionado tanto para a rede pública, quanto para a rede privada.

A Seduc destacou que os estelionatários agem por meio de ligações. Durante o contato, os criminosos se passam por líderes de facções criminosas e exigem dinheiro via PIX.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), o delegado Denis Pinho, nas ligações, o golpista faz terrorismo psicológico com a vítima dizendo que, caso não haja o pagamento feito via Pix à facção criminosa citada nas ligações, a escola sofrerá represálias, como invasão e ataques.

“Esse golpe, primeiramente, acontecia em empresas privadas, migrando para pessoas físicas e agora eles inovaram ligando para as escolas. A melhor ação é atuar de forma preventiva nas escolas, alinhado com os gestores, docentes, alunos e comunidade escolar”, disse o delegado.

Prevenção

De acordo com o coordenador do Nise, a melhor medida a tomar diante dessas situações é manter a calma e não realizar a transferência de valores.

“A pessoa tem que tentar ficar tranquila, procurar se certificar do máximo de detalhes possíveis, não transferir nenhum dinheiro via Pix, comunicar de imediato a polícia e autoridades por meio dos canais de denúncias pelo número 190, 181 e whatsapp: (92) 99414-0480 (canal de denúncias do Nise)”, ressaltou o delegado Denis Pinho.

Fonte Semcom