De quantos pontos um time da Série A precisa para ser campeão? E para ir à Libertadores ou à Sul-Americana? E para fugir do rebaixamento?

Antes de todo início de campeonato, as equipes brasileiras traçam objetivos para garantir taça, permanência na elite e classificação para torneios internacionais.

As probabilidades são feitas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a reportagem, o professor Gilcione Nonato Costa colaborou com explicações e estatísticas. Os dados são obtidos com simulações e, a partir de cada uma, criam-se probabilidades.

Inicialmente, os 20 times são considerados como iguais, mas, com o andamento das rodadas e o aproveitamento de cada um, esses números podem sofrer pequenas variações. Entretanto, é possível estipular, com base no histórico, quantos pontos são necessários para cumprir cada objetivo.

Analisando a história do Brasileirão de pontos corridos, para ter 99% de chances de ser campeão, um time precisa de, pelo menos, 74 pontos. Isso equivale a praticamente dois pontos por partida. Ou seja, em média, uma vitória e um empate a cada dois jogos Em 2022, o Palmeiras ganhou com 81 pontos, enquanto o Internacional, vice-líder, ficou em 73.

Fonte GE