Ouvimos falar muito sobre antioxidantes e como eles são bons para nossa saúde, mas o que eles são, afinal de contas? Muitos de nós temos uma ideia um pouco clara do que são macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais), mas quando se trata de antioxidantes e radicais livres, as coisas podem ficar um pouco nebulosas.
Nesta galeria, você vai descobrir o que há de tão especial nos antioxidantes. Curioso? Então clique e melhore ainda mais sua nutrição!
Tendemos a associar antioxidantes com alimentos, mas antioxidante é, de fato, uma propriedade química e não uma propriedade nutricional.
Essencialmente, a estrutura molecular de um antioxidante é diferente da de uma vitamina, mineral ou macronutriente (como por exemplo, a proteína) e nossos corpos as produzem naturalmente para proteger as células de danos.
Radicais livres são essencialmente moléculas instáveis que podem danificar células e DNA. Antioxidantes neutralizam as ações dos radicais livres.
Nossos corpos também produzem radicais livres e eles podem ser úteis para destruir nossas próprias células danificadas quando surgem vírus ou bactérias que precisamos eliminar de nossos corpos. Muitos desses radicais livres, porém, não são bons e podem acabar atacando células boas. É aí que os antioxidantes entram em ação.
Fonte Internet