Começa nesta quinta-feira a fase de grupos da Libertadores para o Atlético-MG. Mas a competição já vem sendo disputada pelo clube desde fevereiro, com as fases preliminares. E isso significa um desafio a mais para o Galo. Até hoje, em 17 edições do torneio com a chamada “pré-Libertadores”, apenas uma equipe vinda dessa etapa foi campeã.
Mesmo não sendo personagem daquele roteiro de 2009, o atleticano tem boas lembranças da única vez que um time que disputou as fases preliminares levantou a taça. Isso porque o campeão foi o Estudiantes, que derrotou na decisão o rival alvinegro, Cruzeiro, no Mineirão.
Na campanha de 2009, o Estudiantes, liderado por Juan Sebastian Verón, passou pelo Sporting Cristal (PER) na primeira fase. Presentes no Grupo 5, juntamente com Cruzeiro, Deportivo Quito (EQU) e Universitário Sucre (BOL, os argentinos avançaram em segundo, com a Raposa em primeiro.
Nos mata-matas, os Pincharratas superaram Libertad (PAR), Defensor Sporting (URU) e Nacional (URU) até chegar à final contra o Cruzeiro. Depois de um 0 a 0 em La Plata, o Estudiantes venceu de virada no Mineirão e conquistou a Libertadores pela quarta vez. Na comemoração na Argentina, Verón e companhia desfilaram com uma bandeira do Atlético.
Fonte Internet