A pouco mais de três semanas do segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral reforça a importância da participação de cada eleitor no combate às fake news.
O Sistema de Alerta de Desinformação é uma plataforma criada pelo TSE para combater informações falsas, enganosas ou ofensivas contra a democracia e o processo eleitoral.
Até a véspera do primeiro turno das eleições, a plataforma para denunciar apenas ataques à democracia registrava uma média de 50 denúncias por dia. O crescimento começou a ser registrado já no dia da eleição, 2 de outubro: foram mais de 800. São postagens em redes sociais ou mensagens via WhatsApp que têm como objetivo confundir o eleitor e até mesmo desestimular o direito ao voto.
O sistema funciona a partir de denúncias enviadas pelos próprios eleitores pelo site do TSE ou no atendimento automático do WhatsApp, o ChatBOT, no número (61) 99637-1078. É possível denunciar casos de desinformação sobre o processo eleitoral, discursos de ódio em matéria eleitoral, incluindo violência política e de gênero; incitação à violência contra integrantes da Justiça Eleitoral; ou mensagens não solicitadas, o chamado disparo em massa.
Fonte Internet