ocê já ouviu falar de colágeno? É um tipo de proteína presente na pele, ossos, ligamentos, cartilagens e tendões. Recentemente, ouvimos falar muito dele, pois vários estudos mostram que ele traz muitos benefícios, incluindo: fornece resistência e elasticidade à pele e articulações, age como uma “cola” de tecidos, ossos e pele, ajuda a perder peso porque acelera o metabolismo e prolonga a sensação de saciedade, reduz a celulite, promove uma boa saúde do fígado, melhora a aparência da pele, cabelos e unhas, ajuda a cuidar dos dentes e gengivas, melhora a circulação e ajuda a controlar a ansiedade e dormir melhor.
Para tirar proveito das múltiplas propriedades do colágeno, é melhor consumi-lo através de alimentos ricos em proteínas, em vez de comprar suplementos que custam muito dinheiro (e que nem sempre são muito eficazes). Portanto, fizemos uma lista dos alimentos mais ricos em colágeno, para que você possa integrá-los à sua dieta diária. Anote!
#1 Grãos e sementes de todo tipo
As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.
#2 Aveia
A aveia é rica em silício, um mineral que que promove a rigidez celular, ela age sobre tendões, cartilagens, músculos e articulações aliviando dores e outros problemas causados pela baixa produção ou pouca quantidade de colágeno existente no organismo.
#3 Salmão
Para que a síntese de colágeno ocorra, certas proteínas devem ser ativadas. O zinco, presente em abundância no salmão, realiza essa ação de maneira excelente. Além disso, os ácidos graxos contidos neste peixe nutrem a pele e a preservam ao longo do tempo. Mais um motivo para comer salmão.
Fonte Internet