O chá é um importante aliado para as famílias que buscam um estilo de vida mais saudável. A bebida milenar e aromática é repleta de propriedades benéficas para o organismo. Companheiro dos dias frios e quentes, ele auxilia em diversas funcionalidades do corpo humano, como na digestão e no relaxamento.

Todo dia 21 de maio é comemorado o Dia do Chá. Para entender um pouco mais sobre essa bebida milenar, o nutricionista especialista em chás Rodrigo Moreira tirou algumas dúvidas sobre os benefícios do consumo da bebida. Confira!

De modo geral, quais são os benefícios terapêuticos dos chás e infusões?

Os benefícios são diversos para a saúde, como a possível redução na glicemia em diabéticos, do colesterol em hipercolesterolêmicos, da pressão arterial em hipertensos, além do efeito antibactericida, antifúngico e antiviral de forma geral.

Bebês podem tomar chás?

Sim, mas só acima de seis meses de vida. Antes dessa idade, a alimentação deve ser constituída exclusivamente de leite materno ou da fórmula recomendada pelo pediatra. Mas depois disso, a bebida é oportuna para toda a família.

Tudo bem adoçar o chá das crianças?

Antes do primeiro ano de vida é proibido adoçar qualquer tipo de alimento e bebida para as crianças. Depois dessa fase, tente minimizar o consumo. Então, sempre que possível evite adoçar chás com açúcar. Caso faça questão, opte por opções mais saudáveis, como o stevia.

Durante a amamentação, mães podem consumir chás?

Sim. Alguns chás inclusive têm propriedades que proporcionam o aumento da produção de leite materno em até 80% sem nenhum efeito adverso. A combinação de algumas ervas, se mostrou segura e eficiente para aumentar a produção de leite materno, como: urtiga, melissa, cominho, anis, erva-doce e capim-limão.

Fonte Internet