Com o objetivo de inserir todos os alunos da escola na prática de natação, o Centro de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, zona sul de Manaus, iniciou na primeira semana de março (01/03) o projeto “Natação no Ceti”. A iniciativa visa auxiliar os estudantes nas suas capacidades físicas e desafios.

O projeto é uma ação dos professores de educação física da escola voltada a todos os estudantes, desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio. A atividade física é um incentivo e oferece a eles a oportunidade de se exercitarem e cuidarem da saúde na escola.

Coordenado pelos professores Wanderley dos Santos, Yanda Silva e Anderson da Silva Lima, a ação estimula o conhecimento e possibilita através de alternativas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem que os alunos consigam enfrentar desafios, lidar com frustrações e superar os próprios limites, além de encorajar a confiança e autonomia.

“Durante as aulas de educação física iremos incentivar a natação, reforçando a importância das atividades físicas na saúde do jovem. Além de que acredito ser essencial atividades diferenciadas na escola, pois auxilia no estímulo do aluno e até no combate da evasão escolar”, diz o professor Wanderley.

Neste início, os alunos participaram de atividades como: avaliação para encontrar o nível de aprendizado de cada um (zero, iniciante, médio ou avançado) e fazer com que reconheçam o ambiente aquático, identificando a profundidade da piscina e localizando os pontos de apoio, como escadas ou barras onde eles possam segurar em caso de emergência e orientação sobre a técnica de respiração na natação.

Além das aulas normais, o projeto também visa expandir seu objetivo e também ajudar no combate ao sedentarismo e obesidade infantil, selecionando estudantes que estão dentro dos requisitos para praticarem o exercício após as aulas, em turmas de 25 alunos cada, de 16h às 17h da tarde.

 

Fonte Internet