O projeto “Protótipo de sistema anticovid-19 no ambiente escolar com sistema Arduino AC-19”, iniciativa que consiste na elaboração de dispositivos de robótica de combate à Covid-19, conquistou o 4º lugar na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Desenvolvido por estudantes da Escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Nazaré, no município de Manacapuru (a 115 km de Manaus), o sistema pode interagir com o ambiente por meio de hardware/software e ser conectado a um computador ou rede para o recebimento e envio de dados.
A Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
O professor e orientador do projeto, Galileu Pires, conta que em muitos momentos os alunos que participaram da atividade não acreditavam que chegariam tão longe. O projeto foi desenvolvido em 2021 e contou com o apoio da unidade de ensino durante toda sua execução.
“Estamos muito felizes com essa colocação, em virtude das dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do projeto. Passamos por muitas dificuldades de isolamento e retorno híbrido, porém sempre acreditamos na equipe e no projeto e isso nos possibilitou esse 4º lugar e o destaque na região amazônica. Vale ressaltar que no início, eles achavam que não teriam condições de desenvolver qualquer projeto relacionado a essa temática, mas aos poucos, quando eles foram aprendendo as atividades nas aulas de Física, Matemática, Química, e Biologia, começaram a ganhar confiança”, pontua Galileu.
Fonte Internet

