Ao longo de 11 dias de guerra mais de 30 atletas brasileiros que viviam na Ucrânia conseguiram deixar o país. O Itamaraty acredita que ainda estejam na Ucrânia e nas fronteiras com a Polônia, Romênia, Moldova e Eslováquia, cerca de 400 brasileiros, entre atletas, empresários, funcionários de empresas multinacional e brasileiros que constituíram família na região. Pelas estimativas do Governo Federal, pouco mais de 150 brasileiros já conseguiram deixar a Ucrânia.
Brasil inicia uma operação para resgatar brasileiros que queiram deixar a Ucrânia. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) sairá de Brasília às 15 horas.
A Aeronáutica informou que preparou o plano de voo em direção à Polônia, principal rota de fuga dos brasileiros que estão na região de conflito. No caminho, serão realizadas paradas técnicas, em Recife, em Cabo Verde (África) e em Lisboa (Portugal).
O Governo Federal também informou que nas cidades ucranianas fronteiriças de Lviv (próximo à Polônia), Siret (próximo à Romênia), Kosice (próximo à Eslováquia), além de Chisinau (capital da Moldova) e Kiev (capital da Ucrânia) foram montados postos consulares de atendimento para assistência aos brasileiros.
Fonte Internet