A busca de água se tornou uma obsessão nos vales agrícolas do centro da Califórnia, região que sofre uma seca que pode ameaçar o abastecimento de alimentos dos Estados Unidos.
Os moradores observam consternados como os campos verdes se transformaram em planícies marrons e poeirentas, com árvores mortas, plantas murchas e agricultores desesperados.
Em grande parte da Califórnia, e de toda região oeste dos Estados Unidos, as chuvas registram queda há vários anos e o último inverno foi especialmente seco.
Ao longo das estradas, entre as principais unidades agrícolas, outdoors exibem as frases “Economize a água da Califórnia”. A mensagem acusa as autoridades de “despejar… nossa água no oceano”.
Na Califórnia, que representa 13% da produção agrícola dos Estados Unidos, os fazendeiros reclamam que o governador do estado, o democrata Gavin Newsom, está asfixiando o setor com as restrições, que deixariam os agricultores sem recursos para abastecer os supermercados do país.
Na semana passada secaram dois poços”, afirmou à AFP Nick Foglio, de 28 anos, fazendeiro de quarta geração.
Ele afirma que tem “2.000 acres (800 hectares) de alfalfa que estão secando”.
De pé em um campo seco próximo de Fresno, ele afirma que está preocupado com “a agenda política equivocada, simplesmente vamos morrer de fome e provavelmente o resto do mundo”.
Fonte Internet