O Salgueiro reuniu suas musas neste sábado (11) para o tradicional ensaio de quadra. A vermelho e branco da zona Norte do Rio de Janeiro retoma uma das tradições da escola com o Salgueiro Convida, em que uma co-irmã divide a o palco para uma noite de festa e a escolhida para a volta do evento foi a centenária do grupo especial, a Portela.
Além dos segmentos das duas escolas, será a primeira vez que os salgueirenses irão cantar o samba escolhido pela comunidade para o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, que homengeia a carnavalesca com mais títulos da história, Rosa Magalhães (1947 – 2024).
A azul e branco de Madureira, única centenária do grupo especial, também vai cantar seu novo samba-enrendo pela primeira vez. A escola viaja ao Rio Grande do Sul para contar a história do Príncipe Custódio, figura fundamental para a cultura e religiosidade negra no Sul, com o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”.
Também será a primeira reunião da escola em um evento público após a morte de Gilsinho, aos 55 anos, após complicações de uma cirurgia bariátrica. A agremiação anunciou que Zé Paulo Sierra assume o posto de puxador oficial para o próximo Carnaval.