O evento ocorrerá de 8 a 17 de agosto, com entrada gratuita, no espaço cultural do Manauara Shopping
Pela primeira vez a Feira D., evento que reúne moda, design, cultura e gastronomia, contará com a participação do estilista Antônio Castro, criador da aclamada marca Foz. Além de trazer para Manaus peças de sua mais recente coleção, o alagoano também será o responsável por comandar um bate-papo especial. Esta edição do evento ocorrerá de 8 a 17 de agosto, no espaço cultural do Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, zona centro-sul da cidade.
De acordo com Antônio, o convite partiu do curador e organizador da feira, André Porto Faleiros. “Existe um ‘namoro’ muito longo. Na verdade, o André já vem nos convidando enquanto marca para participar do evento faz um tempo. As feiras, por mais que tenham feito parte da nossa história, hoje fazemos bem menos para dar prioridade aos nossos canais próprios: a loja em São Paulo e o site”, explica ele.
Porém, a amizade com o curador e o sucesso da Feira D. foram predominantes para que a Foz e Antônio estejam em Manaus pela primeira vez. “Ele (André) é um apoiador da marca e acredito no olhar que ele tem de curador e comercial para perceber uma vontade e demanda de mercado que acredito que a Foz pode assumir dentro do evento. Por isso, decidimos firmar essa parceria e espero que seja a primeira de muitas”, completa o estilista.
Antônio adianta que no bate-papo será tratada a relação da moda e do artesanato, combinação que é marca registrada da Foz. “Hoje, o artesanato é a coluna vertebral do que nos propomos a fazer. Essa integração do artesanato e arte popular e o universo da moda contemporânea estão interligados. Acredito que temos uma metodologia muito própria de trabalho com os artesãos, a maneira que a gente lida, desenvolve, cria e perpetua esses saberes por meio do que a gente a fazer, e é sempre muito especial poder compartilhar essa trajetória e também essas descobertas no decorrer do tempo para inspirar outras pessoas que se interessem pelo assunto”, salienta.
Ainda sobre a Feira D., Antônio reforça que acha “muito inspirador” o projeto, pois ele propõe um grande encontro de saberes e fazeres. “Isso proporciona uma oportunidade para o público local de ter acesso a esses trabalhos para que as pessoas possam descobrir novos criativos. Apesar de vivermos num mundo globalizado, e a internet nos dá ferramentas de ir ao encontro de criadores que não estão no nosso território, é sempre especial promover esse encontro físico”.
Para Manaus, o estilista adianta que fará um apanhado do que é o portfólio da Foz. “Nossas peças são muito fluidas com tecidos leves, fibra natural, estampas exclusivas e interferência do artesanato. Como é a nossa primeira vez, acho importante levarmos um pouco do que é a nossa identidade e atendendo aos mais diversos desejos. Somos uma marca brasileira e Manaus é uma cidade com identidade brasileira muito forte. Esse casamento vai acontecer de forma muito natural”, finaliza ele, destacando que está muito curioso para conhecer a cidade. “Vai ser uma experiência única para mim e para a Foz. Espero que se torne uma parceria muito longeva”.
*Fonte – Assessoria de Imprensa do Manauara Shopping