Diferente de outras regiões do país, que apresentaram queda no número de exportações o Acre liderou o ranking de crescimento em exportações em 2024 com um índice de 88,3% o produto que mais se destacou nesse período foi a soja. O valor das vendas externas do grão alcançou mais de U$ 21 milhões.

Estes dados foram divulgados pela Agência Nacional brasileira de Promoção de Exportação de Investimentos (ApexBrasil). Para o presidente da entidade, Jorge Viana, o cenário para 2025 é positivo, mas é preciso estar atento às mudanças climáticas.

Assuero Veronez começou a produzir o grão há sete anos. Para ele, o estado tem grandes oportunidades de se diversificar ainda mais no cenário nacional. Além do solo fértil, ele destaca que um dos principais incentivadores foi o avanço da logística na venda do grão do estado.

Apesar das boas perspectivas, ainda há dificuldades para os produtores e são vários fatores que contribuem para isso.

“A gente não tem tantos silos de armazenamento. A gente não tem um volume muito grande renda de colhedeiras que possam dar o suporte para o produtor. Então a gente tem bastante coisa para evoluir ainda nesse sentido”, finalizou o agrônomo.