A revista France Football entregou nesta segunda-feira (28) a Bola de Ouro ao melhor jogador e à melhor jogadora do mundo em 2024. O evento aconteceu no Théâtre du Châtelet, em Paris.

O atacante brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, era cotado como um dos favoritos ao prêmio, mas o troféu ficou com o meio-campista espanhol Rodri, do Manchester City, que fatura pela primeira vez a Bola de Ouro.

Entre as mulheres, a eleita foi a espanhola Aitana Bonmatí, que já havia vencido a premiação na edição de 2023.

Da mesma forma que nenhum representante dos merengues recebeu o troféu dado ao clube, também não houve ninguém para receber o Troféu Gerd Müller, que o francês Kylian Mbappé, jogador do Real, dividiu com o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique. A categoria premia os artilheiros da temporada.

Já entre os goleiros, quem recebeu o Troféu Yashin de melhor arqueiro foi o argentino Emiliano Martínez, que já havia vencido na última edição da Bola de Ouro. “Dibu”, como é conhecido, sagrou-se bicampeão da Copa América com a Seleção Argentina em julho deste ano.

Jennifer Hermoso, da seleção da Espanha, levou o Prêmio Sócrates. A categoria reconhece ações de solidariedade realizadas por personalidades do futebol.

Hermoso denunciou Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, por agressão sexual por conta de um beijo forçado na comemoração do título da Copa do Mundo Feminina, em setembro de 2023.

Campeão europeu e de LaLiga com o Real Madrid, o técnico Carlo Ancelotti foi eleito o melhor do mundo. Contudo, assim como o restante da delegação madridista, o italiano não compareceu ao evento em Paris.