A província chinesa de Sichuan, centro de produção de lítio, racionará o fornecimento de energia elétrica às suas fábricas diante de uma onda de calor que provocou um forte aumento da demanda e está secando os reservatórios de água, informou a imprensa estatal. Algumas fábricas suspenderam completamente a produção.
As temperaturas nesta província de quase 84 milhões de habitantes oscilam entre 40° e 42°C desde a semana passada, de acordo com a agência meteorológica chinesa, o que aumenta a demanda por ar condicionado.
Quase 80% da energia gerada na região depende de represas hidrelétricas, mas os rios da área secaram durante o verão, informou o Ministério de Recursos Hídricos.
A província, localizada no sudoeste da China, é responsável por metade da produção nacional de lítio, usado em baterias para veículos elétricos, e suas usinas hidrelétricas fornecem energia para zonas industriais na costa leste do país.
Prioridade para as residências
Mas o governo local decidiu priorizar o fornecimento de energia para as residências e ordenou que as indústrias de 19 das 21 cidades suspendam a produção até o próximo sábado (20).
Fonte Internet