Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o leste da Indonésia na terça-feira (13), causando pânico entre os moradores, mas sem deixar vítimas, ou danos materiais significativos – informam as primeiras estimativas das autoridades.
O sismo foi registado às 3h20 GMT (0h20 em Brasília) e teve seu epicentro ao norte da ilha das Flores, a 100 quilômetros da cidade de Maumere, com profundidade de 18,5 km, relatou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
“Estava no campo. As pessoas, em pânico, começaram a correr. Ainda estou assustado”, disse Nuraini, morador da Ilha Adonara, no leste de Flores.
Uma pessoa ficou ferida em Manggarai (nas ilhas menores de Sonda, ao leste), e uma escola foi danificada na Ilha Selayar, relatou o porta-voz da agência de gestão de desastres, Abdul Muhari.
Imagens procedentes da região afetada mostravam indonésios fugindo de suas casas, alguns com filhos pequenos. Também se via congestionamentos de motocicletas e de carros que iam para áreas mais altas.
“Estava olhando meu celular quando aconteceu o tremor. Senti por 30 segundos. Foi forte”, afirmou Alwan, morador de Buton, no sudeste da ilha de Sulawesi.
– Círculo de fogo –
Em Maumere, uma cidade de cerca de 80.000 habitantes na ilha de Flores, o terremoto interrompeu uma campanha de vacinação.
“As pessoas estavam sendo vacinadas, quando o terremoto aconteceu. Em pânico, as pessoas começaram a correr”, descreveu um morador da cidade, Yulius Tara.
“Eram mais de 200 pessoas (…) e a vacinação foi interrompida por causa do terremoto”, acrescentou.
A Indonésia experimenta terremotos e erupções vulcânicas frequentes, devido à sua localização no “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de intensa atividade telúrica que se estende do Japão ao Sudeste Asiático.
Em 2004, a Indonésia sofreu um terremoto devastador de magnitude 9,1 na costa de Sumatra. A intensidade do fenômeno desencadeou um tsunami que matou 220.000 pessoas na região, incluindo 170.000 na Indonésia.
Em 2018, outro forte terremoto sacudiu a ilha de Lombok, seguido por vários outros terremotos nas duas semanas seguintes que deixaram mais de 550 pessoas mortas.
No mesmo ano, um terremoto de magnitude 7,5 e o subsequente tsunami na Ilha de Sulawesi deixaram mais de 4.300 mortos, ou desaparecidos.
Fonte Internet