A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Impact Hub, realizou, nesta segunda-feira, 20/10, o “Demoday”, evento que marcou o encerramento e a certificação de 200 empreendedores participantes do programa “Salto Aceleradora”.
A solenidade aconteceu na Central do Empreendedor, localizada no shopping Phelippe Daou, zona Norte da capital, reunindo alunos, mentores e representantes da gestão municipal. O evento é o ponto alto da formação, onde os empreendedores apresentam seus projetos no formato de pitch — uma exposição breve e estratégica das ideias e planos de negócio desenvolvidos ao longo do curso.
O diretor do Departamento da Semtepi, Carlos Guedelha, destacou que o “Demoday” representa a culminância de um amplo trabalho de qualificação promovido pela prefeitura. “O que está acontecendo aqui é a culminância de todo um trabalho desenvolvido com sete turmas em que a prefeitura investiu na qualificação dos empreendedores, aqueles que já têm um negócio e aqueles que ainda pretendem abrir um. Temos sete turmas em andamento, sete iniciando agora e outras sete concluindo aqui hoje. São pessoas de vários bairros de Manaus que vieram em busca de conhecimento, acreditando no trabalho da prefeitura”, afirmou Guedelha.
A coordenadora do programa “Salto Aceleradora”, Alessandra Aguiar, explicou que o evento é o “grande dia” para celebrar dez semanas intensas de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. “Durante essa jornada, eles passaram por mentorias, por um processo de autodesenvolvimento, finanças e marketing digital. Além disso, tiveram laboratórios práticos, momentos em que colocaram literalmente a mão na massa, e mentorias individuais com especialistas em áreas como planejamento, vendas e marketing”, afirmou Alessandra.
*Participação*
Para muitos participantes, a formação foi decisiva para o amadurecimento de seus negócios. A empreendedora Alexandra Morais destacou que o curso representou um divisor de águas em sua trajetória. “Ele seria o pontapé não inicial, mas o pontapé para alavancar tudo. O que eu aprendi, já comecei a colocar em prática, porque no percurso do curso a gente aprende muita coisa. Aprendemos a trabalhar o nosso negócio da forma correta, porque empreender não é só abrir um negócio, há muitos detalhes que o Salto nos ensina, e isso faz toda a diferença”, disse.
Já a fisioterapeuta e empresária Marcela Sodré, ressaltou que os conhecimentos adquiridos vão contribuir diretamente para o crescimento de sua empresa. “Primeiramente, o Salto foi fundamental para entender como organizar as finanças e como usar o marketing nas redes sociais. Eu aprendi a planejar melhor e divulgar meus serviços de forma estratégica, alcançando cada vez mais pessoas”, contou.
Criado em 2021, o programa “Salto Aceleradora” é uma iniciativa gratuita da Prefeitura de Manaus que visa impulsionar o desenvolvimento de empreendedores locais. A formação oferece capacitação prática e teórica em temas como autodesenvolvimento, mercado, modelo de negócio, finanças, marketing e inovação, fortalecendo o ecossistema empreendedor da cidade.
Fonte – SEMTEPI