A Prefeitura de Manaus comemora o Dia Nacional da Vacinação, nesta sexta-feira, 17/10, lembrando o papel essencial dessa estratégia para a saúde pública, contribuindo para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pelas ações de imunização na capital, reforça a importância de se elevar as coberturas vacinais para manter a proteção da população contra moléstias já eliminadas.

 

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandez, ressalta que a vacinação é uma das ações mais eficazes e baratas para prevenir doenças infecciosas, surtos e mortes. Ela destaca que a estratégia não protege apenas o indivíduo, mas promove a imunidade coletiva, resguardando também aqueles que não podem ser vacinados, como pessoas imunossuprimidas ou com alergias aos componentes da vacina.

 

“A vacinação é um ato de cidadania que contribui para o controle e a eliminação de doenças, sendo exemplos principais a poliomielite e o sarampo, evitando que se tornem epidemias e salvando milhões de vidas anualmente”, aponta a gerente.

 

Isabel explica que 19 vacinas de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) são ofertadas à população de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ressalta, porém, que a proteção da comunidade depende da adesão à vacinação, sendo mais elevada quanto maior a proporção de pessoas vacinadas.

 

“Manaus vem avançando na melhoria da cobertura vacinal, mas ainda está abaixo dos índices adequados de 95%, preconizados no Brasil. As vacinas que ainda não atingiram o patamar ideal são principalmente aquelas aplicadas nos dois primeiros anos de vida da criança”, relata.

 

A gerente cita o exemplo das vacinas da febre amarela e pólio injetável, indicadas para crianças menores de 1 ano, com coberturas respectivas de 73,56% e 88,08%, em Manaus, com base nos dados do Ministério da Saúde. Entre aquelas recomendadas a partir de 1 ano, a da varicela tem percentual de 79,66%, e a da hepatite A infantil, de 86,16%.

 

Isabel reforça o papel de pais e responsáveis em buscar os postos de saúde e priorizar a proteção das crianças, e enfatiza a atenção ao Calendário Nacional de Vacinação. “É essencial vacinar nas idades indicadas, pois são definidas segundo a faixa etária e a maturação do sistema imunológico da criança. O objetivo é que ela crie anticorpos contra doenças que podem deixar sequelas ou até levar à morte”, garantiu.

 

A gerente orienta aos pais que procurem uma unidade de saúde, em caso de dúvidas sobre qualquer reação causada por vacina ou sobre a importância da vacinação, para informações e esclarecimentos.

 

*Estratégias*

 

Como parte das estratégias regulares para ampliar as coberturas vacinais na capital, a Semsa disponibiliza vacinas de rotina em 174 salas, distribuídas em todas as zonas da capital. Entre elas se incluem unidades que ofertam a vacinação em horário ampliado, de modo a ampliar o acesso dos pais e responsáveis trabalhadores ao serviço.

 

“A secretaria conduz também ações de intensificação da vacinação em locais de difícil acesso, e de oferta semanal do serviço em unidades de saúde sem sala de vacina, além de ações de imunização nas escolas”, informa Isabel Hernandes.

 

As equipes da Atenção Primária atuam ainda na busca ativa de usuários em atraso no esquema vacinal, por meio de visitas casa a casa, call center, levantamento de dados vacinais de crianças de 1 ano no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), entre outras estratégias.

 

*Ranking*

 

As ações e estratégias desenvolvidas pela Semsa para elevar o alcance da vacinação renderam a Manaus o primeiro lugar em cobertura vacinal, entre as capitais brasileiras, no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2025, do Centro de Liderança Pública (CLP).

 

O levantamento apontou Manaus como destaque em imunização, com percentual de cobertura vacinal de 96%, consolidando a capital como referência nacional em saúde preventiva. Ao todo, 65 indicadores nas áreas social, fiscal e institucional dos municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes são avaliados no ranking.