A Prefeitura de Manaus avança nas articulações para fortalecer o turismo e o desenvolvimento urbano do centro histórico. Na segunda-feira,13/10, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, e o vice-presidente Antonio Peixoto, receberam o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM), Franco Andrade, para uma reunião estratégica dentro do programa “Nosso Centro”.

O encontro marcou mais um passo importante rumo à revitalização do coração histórico da cidade, com foco na gastronomia como vetor de identidade e economia criativa. Entre as pautas, destaque para as propostas de criação de uma rua gastronômica no Centro e outras iniciativas voltadas à valorização dos sabores amazônicos e à qualificação dos espaços públicos, além da geração de emprego e renda.

“Estamos reunidos com Franco, presidente da Abrasel no Amazonas, para debater programas e projetos gastronômicos que visam o desenvolvimento urbano do centro de Manaus. Esta iniciativa conjunta e integrada demonstra uma sinergia essencial. O crescimento turístico que Manaus vivencia está intrinsecamente ligado à qualificação e ao aprimoramento do setor gastronômico local”, destacou o presidente do Implurb, Carlos Valente.

A Abrasel apresentou ideias inovadoras para fortalecer o circuito gastronômico da capital, que hoje desponta entre os mais expressivos do Brasil. Franco Andrade ressaltou a importância da parceria com a prefeitura neste novo momento para o setor. “A gente começa a construir um novo passo desse cenário gastronômico em Manaus, capital que está concorrendo ao selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco. Isso enobrece e fomenta ainda mais o turismo gastronômico”, afirmou.

Para Valente, os pratos amazônicos à base de tambaqui, pirarucu, pupunha, tucumã, cupuaçu e outros ingredientes regionais representam uma riqueza natural incomparável.

Rumo a Unesco

Manaus é candidata a receber o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, com decisão prevista para o segundo semestre de 2025. Dentro desse contexto, o programa “Nosso Centro” reserva um espaço especial para a culinária regional, com a reabilitação da antiga sede do Banco da Amazônia, na rua 7 de Setembro, que abrigará o Basa, o Café Teatro e estacionamento. O prédio, assinado pelo arquiteto Severiano Mário Porto, o “arquiteto da floresta”, é uma das obras mais emblemáticas do modernismo amazônico e ganhará nova vida, unindo tradição e inovação.

Segunda etapa

A Prefeitura segue executando novas frentes dentro da segunda etapa do programa “Nosso Centro”, que inclui a ampliação do Polo Digital, a criação do Polo de Gastronomia Criativa, o Museu da História das Olimpíadas e o Casarão Azul de São Vicente, que abrigará um hub de inovação.

Com o olhar voltado ao futuro e o sabor da Amazônia como inspiração, o Implurb reforça o compromisso da gestão municipal em transformar Manaus em uma cidade viva, pulsante e criativa, onde o Centro volta a ser ponto de encontro entre cultura, economia e gastronomia.