A Casa Branca divulgou o acordo de cessar-fogo em Gaza assinado no Egito, nesta segunda-feira (13), com o objetivo de alcançar a paz no Oriente Médio, que foi intitulado de “Acordo de Paz Trump”.

A declaração, assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, juntamente com os líderes regionais, o presidente Abdel Fattah el-Sisi do Egito, o emir Tamim bin Hamad Al-Thani do Catar e o presidente Recep Tayyip Erdoğan da Turquia, celebra o que chama de “compromisso verdadeiramente histórico” de todas as partes para implementar o acordo.

O documento enfatiza o compromisso de acabar com mais de dois anos de conflito e apresenta uma visão da região definida por “esperança, segurança e uma visão compartilhada de paz e prosperidade”, mas é escasso em detalhes.

“Entendemos que a paz duradoura será aquela em que tanto palestinos quanto israelenses poderão prosperar com seus direitos humanos fundamentais protegidos, sua segurança garantida e sua dignidade mantida”, diz o acordo.

O acordo reafirma o desejo de resolver disputas futuras por meio da diplomacia, em vez de conflitos prolongados, dizendo: “Este é um novo capítulo para a região”.

Fonte CNN