O Brasil e a América Latina estão se consolidando como líderes globais no superávit comercial agrícola, com perspectivas de expansão contínua até 2026, segundo análise do professor e coordenador do centro Insper Agro Global, Marcos Jank.
De acordo com o professor do Insper, o Brasil caminha para fechar safras recordes de grãos, com a soja e o milho atingindo 171 e 130 milhões de toneladas, respectivamente. “O setor de carnes também apresenta um cenário positivo, com preços em alta para suínos, aves e bovinos”, disse.
Jank ressalta que o superávit comercial agrícola da América Latina supera US$ 200 bilhões de dólares, com o Brasil respondendo por US$ 120 bilhões desse total. “O Brasil e a América Latina hoje têm o maior superávit comercial agrícola do planeta”, afirma.
Em contraste, a Ásia, especialmente a China, apresenta o maior déficit comercial mundial. Essa dinâmica cria o que Jank chama de “casamento entre países em desenvolvimento”, com a América Latina como potência exportadora e a Ásia como grande importadora, principalmente de commodities.
Fonte CNN