A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta terça-feira (29), a “Farmácia Viva”, iniciativa que visa oferecer medicamentos naturais e fitoterápicos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação é fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e começa a operar com foco em produtos terapêuticos desenvolvidos a partir de plantas medicinais da região.

O laboratório da “Farmácia Viva”, instalado nas dependências da Ufam, irá iniciar sua produção com chás, tinturas e cápsulas a partir de espécies medicinais conhecidas da região. As primeiras plantas utilizadas são:

  • Justicia pectoralis (anador) – indicada para gripes e resfriados;
  • Cymbopogon citratus (capim-santo) – com ação ansiolítica;
  • Eleutherine plicata (marupazinho) – usada no tratamento de doenças gastrointestinais;
  • Curcuma longa (açafrão) – com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Como nós já temos o conhecimento, a expertise, nós estamos implementando a primeira ‘Farmácia Viva’ do Estado do Amazonas, para que a gente possa produzir aqui esses medicamentos e enviá-los para a distribuição da população na nossa cidade”, disse o prefeito durante a inauguração. “Nesse primeiro momento, cinco UBSs serão contempladas, muitas delas na zona rural, onde as pessoas se utilizam muito dessa opção terapêutica”, disse o prefeito David Almeida.

Fonte Assessoria de imprensa