A cidade de Parintins, às margens do Rio Amazonas, distante de 369 km em linha reta de Manaus, no mês de junho nos dia 28,29 e 30, recebeu os visitantes de vários estados e países, no 57º Festival Folclórico de Parintins, com as cores azul do Boi Caprichoso” e na cor vermelha do “Boi Garantido”, as duas agremiações com costume ribeirinhos, mostram através de alegorias as temáticas regionais como lendas e rituais indígenas.

Com os Temas dos bumbás,  Boi Caprichoso – “Cultura – O Triunfo do Povo” e o Boi Garantido, “Segredos do Coração”.

Em busca do tricampeonato, o touro negro mostrou na Arena, um talento cuja vocação se faz presente em cada gesto e em cada canto, com suas inovações e criatividades.

Boi Garantido, propôs que ainda é possível conter a degradação das  florestas, transformar a Amazônia em uma terra sem male com os povos originários.

Foram três noites de apresentação no “Bumbódromo” da cidade, onde as duas agremiações exploram através de alegorias, lendas e rituais indígenas. No final, dia 01/07,  um júri composto por seis integrantes, define o grande vencedor. É um grande espetáculo!

Reforço e Renda

Para os moradores de Parintins é um período também de aumentar a renda, além de alugar residências leitos. Os restaurantes ficam lotados de apaixonados pelo Boi  Caprichoso e Boi Garantido e de visitantes. No comércio, as coleções temáticas para o festival, com as cores azul do Caprichoso e vermelho do Garantido, gera interesse dos turistas, tanto os que vão de outros estados do Brasil, como os de fora do país.

A Festa dos Visitantes, (27/06), recebeu um palco 360⁰  no Bumbódromo de Parintins, com  os shows das atrações nacionais Thiaguinho e Belo, além das apresentações dos cantores locais. Com patrocínio da empresa Eneva, o evento é operacionalizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.