A pouco menos de 50 dias do Festival Folclórico de Parintins, os artistas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido intensificam os trabalhos nos galpões das agremiações. Neste momento, os barracões entram em fase de finalização para os três dias de espetáculos.

Roberto Reis, é um dos principais artistas de alegoria do boi Caprichoso. Ao Bom dia Amazonas, o artista explica a fase de produção em que as alegorias já estão neste período. “Estamos na etapa já de ferragem, construção de estrutura de isopor e de papelagem”, destacou.

Dos 450 artistas que trabalham nos galpões de Caprichoso e Garantido, 33 são mulheres. O número, ainda que tímido, representa um avanço na ocupação de espaços anteriormente dominados apenas por homens.

Do outro lado de Parintins, na Cidade Garantido, as mulheres também ajudam a guardar os segredos dos materiais artísticos do bumbá vermelho.

Por lá, a artista de alegoria, Neide Lopes, é uma das que comanda as equipes de produção de alegorias. Ela é uma das 20 mulheres que estão trabalhando no galpão central da Cidade Garantido

Fonte Assessoria de Imprensa