Os Alimentos Orgânicos são aqueles alimentos cultivados de maneira sustentável mediante a agricultura biológica (ou orgânica).

Esse sistema não utiliza agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, hormônios, nem técnicas de engenharia alimentar.

As técnicas de engenharia são desenvolvidas nos alimentos geneticamente modificados, os alimentos transgênicos.

Em outras palavras, os alimentos orgânicos são aqueles que estão isentos de produtos químicos, ou seja, de insumos artificiais.

Agricultura e Pecuária Orgânica

A agricultura orgânica trabalha de modo sustentável, ou seja, respeitando as leis da natureza. Prioriza técnicas ecológicas mais justas tanto para o ser humano, quanto para o meio-ambiente.

Diversos métodos naturais são usados para enriquecer o solo (adubação verde e orgânica), bem como combater as pragas e doenças nas plantações.

De tal modo não são utilizados produtos químicos (agrotóxicos) ou fertilizantes sintéticos, preservando assim, o solo e os lençóis freáticos.

Esse tipo de agricultura reduz o impacto do aquecimento global no mundo, uma vez que os sistemas orgânicos retêm uma quantidade maior de carbono no solo.

Da mesma forma, a pecuária orgânica prioriza a saúde dos seres humanos, bem como dos animais que servem de alimentação.

A pecuária orgânica cria os animais em espaços abertos, em detrimento dos locais fechados. Os locais fechados os animais apresentam maior propensão a proliferarem doenças, além de tornar a vida do animal um grande stress.

 

Fonte Toda Matéria