A Ilha Tupinambarana, a 369 quilômetros de Manaus, recebeu milhares de turistas e visitantes para os eventos dos bumbás Caprichoso e Garantido, realizados entre os dias 26 e 30 de abril. As festas movimentaram o turismo e aqueceram a economia local.

Ao menos 45 estabelecimentos cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), tiveram lotação máxima durante o fim de semana das festas.

Segundo dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o município espera receber cerca de 120 mil turistas para o 57º Festival de Parintins, gerando uma média de R$ 150 milhões de receita para o estado.

Para a hoteleira Emile Maia a movimentação dos eventos que antecedem o Festival é sempre intensa, mas em comparação aos anos anteriores, o último fim de semana do mês de abril deste ano foi altamente positivo.

“Houve uma movimentação intensa e com as reservas do hotel, posso afirmar que foi uma semana de pré-festival. Este ano tem o seu diferencial”, destaca a hoteleira.

Caravanas

Os eventos levaram torcedores da capital e de municípios mais próximos para a Ilha da Magia, em voos diretos de Manaus-Parintins. Além disso, muitos foram em embarcações regionais, conhecidas como caravanas, que lotaram a cidade.

A prévia do festival teve início, no dia 27 de abril, com festa dos torcedores do boi-bumbá Caprichoso. Milhares de pessoas acompanharam o lançamento do álbum “Cultura o Triunfo do povo” no Curral Zeca Xibelão.

O evento apresentou as 18 toadas do álbum que irão guiar a apresentação do bumbá nas três noites do 57º Festival de Parintins.

O turista manauara Rodolfo Santana desembarcou na Ilha com amigos, especialmente, para o evento do bumbá.

“Estou aqui nessa festa maravilhosa para comemorar o tema de mais um ano do lindo festival que o Caprichoso vai fazer. E para essa festa maravilhosa, eu e meu grupo de amigos viemos de Manaus para brincar de boi”, contou o animado torcedor.

Fonte Assessoria de Imprensa