A Petrobras produziu média de 2,236 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no país no primeiro trimestre, versus 2,141 milhões de bpd nos mesmos três meses de 2023, informou a empresa em seu relatório de produção e vendas.

Dentre os principais fatores para essa variação, a Petrobras destacou o crescimento da produção (“ramp-up”, no jargão do setor) das plataformas do tipo FPSO Almirante Barroso, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, que entraram em operação ao longo do ano passado.

Almirante Barroso, no campo de Búzios, e a P-71, no campo de Itapu, ambas na Bacia de Santos, atingiram a capacidade máxima de produção durante o quarto trimestre, enquanto as demais permaneceram elevando a produção, segundo a empresa.

A Petrobras citou ainda como fator positivo a entrada em produção de 19 novos poços de projetos complementares, sendo 11 na Bacia de Campos e oito na de Santos.

ara este ano, porém, a companhia prevê a entrada em operação de apenas uma plataforma, chamada Marechal Duque de Caxias, que saiu de estaleiro na China em fevereiro rumo ao campo de Mero, também no pré-sal da Bacia de Santos.

Na comparação com o quarto trimestre, porém, houve uma queda de 5,3%, devido a um maior número de paradas para manutenção dentro do previsto e ao declínio natural de campos maduros, acrescentou a companhia.

As exportações de petróleo somaram 650 mil bpd no primeiro trimestre, queda de 11,3% ante o mesmo período do ano passado e alta de 2,5% na comparação com o quarto trimestre.

A companhia pontuou que elevou as vendas para os mercados asiáticos, principalmente para China, ao explorar arbitragem diante de conflitos no Oriente Médio, além de ter otimizado carregamentos em navios de grande porte para mercados como Europa e Estados Unidos.

Fonte MSN