Em uma nota divulgada na semana passada, economistas do Bank of America (NYSE:BAC) expressaram preocupação com o que veem como um mergulho da economia dos EUA em um dilema semelhante ao dos anos 1970, em que a inflação persiste, enquanto a economia arrefece. Eles lamentam que os investidores parecem ignorar esse risco.

Segundo Michael Hartnett, estrategista de ações do BofA, os sinais de que a economia americana está “mudando de um cenário de ‘Cachinhos Dourados’ para a estagflação” têm se multiplicado recentemente.

A estagflação é caracterizada por alta inflação e baixo crescimento econômico simultâneos, um cenário que afetou a economia americana durante a maior parte dos anos 1970 e até o início dos anos 1980.

Por outro lado, o termo “Cachinhos Dourados” é usado para descrever uma economia que cresce em um ritmo moderado, que não é rápido o suficiente para alimentar a inflação.

Vale lembrar que, na última quinta-feira, os dados do índice de preços ao produtor dos EUA, acima do esperado, corroboraram as preocupações da BofA.

Contudo, Hartnett destaca que os sinais de retomada da inflação não se limitam aos Estados Unidos; a aceleração das pressões inflacionárias globais já levou alguns bancos centrais de países emergentes a suspender seus planos de redução das taxas de juros.

Quanto às consequências para os mercados, o retorno da estagflação provavelmente estimularia a demanda por commodities, ouro, criptomoedas e liquidez.

Vale ressaltar que Hartnett não é o único estrategista de Wall Street a alertar que o atual cenário econômico de “Cachinhos Dourados” pode em breve dar lugar a algo mais parecido com a estagflação dos anos 1970. Marko Kolanovic, da JPMorgan Chase (NYSE:JPM) &Co, expressou preocupações similares em um relatório publicado no mês passado.

Fonte Mercados