O presidente Joe Biden deve fazer uma rara viagem à fronteira entre os EUA e o México na quinta-feira (29), estabelecendo uma tela dividida com o ex-presidente, Donald Trump, que fez da maneira como Biden lida com a imigração ilegal uma peça central de sua campanha para a corrida à Casa Branca.

A expectativa é que Trump faça um pronunciamento em Eagle Pass, Texas, na quinta-feira, de acordo com uma fonte familiarizada com seus planos.

Durante sua visita, Biden deverá se reunir com agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA, autoridades policiais e líderes locais em Brownsville, também no Texas, para discutir a necessidade de um acordo de fronteira, segundo um funcionário da Casa Branca. Brownsville e Eagle Pass ficam a cerca de 480 quilômetros de distância uma da outra.

A visita de Biden ocorre no momento em que ele analisa uma ação executiva abrangente para diminuir a busca por asilo na fronteira sul dos EUA, caso seja cruzada ilegalmente.

O presidente americano criticou repetidamente os republicanos do Congresso por não terem aprovado um pacote de gastos bipartidário que incluía concessões significativas na política de fronteira, enquanto ele tenta reverter o discursp do Partido Republicano, que fez duras críticas a Biden por sua política de imigração durante o seu mandato – incluindo o impeachment de seu secretário de Segurança Doméstica sobre sua maneira de lidar com a fronteira.

 

Fonte CNN