O King Xia, um barco turístico taiwanês, transportava 23 passageiros em uma viagem pelas ilhas Kinmen, próximas da costa da China, a poucos quilômetros da costa sudeste da China, quando foi interceptado por dois navios da guarda costeira chinesa.
Seis oficiais chineses subiram a bordo, verificando o plano de rota do navio, o certificado e as licenças dos seus 11 tripulantes, em uma inspeção “forçada” que durou cerca de meia hora, de acordo com a guarda costeira de Taiwan, que disse que o King Xia “virou em direção” ao lado chinês do mar para evitar cardumes.
O encontro sem precedentes com as autoridades chinesas em um momento de elevada tensão entre Pequim e Taipei surpreendeu os passageiros taiwaneses a bordo.
“É muito assustador”, disse um passageiro ao United Daily News de Taiwan em um vídeo ao retornar à costa sob a escolta de um navio da guarda costeira taiwanesa na segunda-feira (19). “(Eu estava) com muito medo de não conseguir voltar para Taiwan.”
Kuan Bi-ling, chefe do Conselho de Assuntos Oceânicos de Taiwan, disse na terça-feira que o incidente provocou “pânico” entre o público taiwanês.
Durante anos, passeios turísticos de barco entre Kinmen e Xiamen, a cidade mais próxima do continente chinês, ofereceram aos turistas taiwaneses a oportunidade de contemplar o deslumbrante horizonte da China sem o incômodo dos controles de fronteira, com a China operando barcos turísticos semelhantes também para os seus cidadãos.
Mas agora, a rota popular tem sido apanhada por tensões crescentes à medida que a guarda costeira da China aumenta as patrulhas na área – no que os analistas dizem ser o mais recente esforço de Pequim para inclinar o status quo a seu favor, reduzindo o controle das águas por Taiwan.
A escalada ocorreu depois que dois pescadores chineses se afogaram na semana passada, quando a lancha que estavam virou durante uma perseguição da guarda costeira de Taiwan, que os acusou de invadir águas proibidas em redor de Kinmen.
Fonte CNN