Uma espécie de “rio atmosférico” – uma longa e estreita faixa de umidade que transporta ar saturado por milhares de quilômetros e depois o descarrega como uma mangueira de incêndio – surge logo após outra tempestade que trouxe chuvas recordes para a maior parte da Califórnia, incluindo Los Angeles, nos EUA.

Mais de 900.000 clientes estão sem energia na Califórnia, de acordo com o site de rastreamento PowerOutage, com os cortes de energia aumentando rapidamente, especialmente ao longo da costa, à medida que a chuva e os ventos fortes chegam nas partes central e sul da Califórnia, e à medida que as rajadas de vento ficam mais fortes durante a noite e amanhã.

A tempestade que aflige os EUA, porém, é muito mais lenta e espera-se que pare à medida que se move em terra, trazendo uma duração de chuva muito mais longa em comparação com a primeira.

O pior da tempestade ocorrerá entre domingo (4) e a próxima terça-feira (5), segundo o serviço meteorológico.

Espera-se que partes do litoral central e sul do estado registrem as quantidades mais significativas de chuvas e inundações. Isso inclui as áreas metropolitanas de Los Angeles e San Diego.

“Essas inundações prejudiciais serão uma ameaça a vidas e propriedades”, disse Eric Schoening, do Serviço Meteorológico Nacional, em entrevista coletiva no sábado. “Por favor, se você se deparar com uma estrada inundada, pedimos que você dê meia-volta, não se afogue.”

Muitas estradas podem inundar e pode haver grandes aumentos em riachos, córregos e rios, bem como deslizamentos de lama e rochas e fluxos de detritos, acrescentou Schoening.

 

Fonte CNN