O Brasil e a Arábia Saudita querem inaugurar, ainda em 2024, a primeira ligação aérea direta entre os dois países. O voo deverá ser operado pela Saudia Airlines.

O compromisso de abertura da nova rota comercial foi fechado entre o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o sultão M. Al Mussallam, vice-ministro saudita da áerea, às margens de uma feira internacional de turismo na Espanha.

Detalhes sobre a rota serão acertados em uma reunião agendada para março. Embora nenhum dos dois lados tenha dado pistas sobre o destino em cada país, a ligação São Paulo-Riad é candidata natural para o novo voo.

Brasil e Arábia Saudita têm um acordo bilateral de serviços aéreos, que é um pré-requisito para o estabelecimento de voos entre os dois países, desde 2022.

Em novembro de 2023, durante visita a Riad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman sobre a possibilidade de operações da Saudia no Brasil.

O governo tem se esforçado para ampliar a conectividade aérea do país, em uma tentativa de facilitar o acesso de turistas estrangeiros ao Brasil, segundo o ministro.

Nos últimos seis meses, disse Sabino, cerca de 20 novos voos internacionais foram criados ou recriados para cidades brasileiras. Um deles é o Brasília-Santiago, uma rota inédita, que vai ser operada pela chilena Sky Airlines.

Na Fitur, a feira internacional de turismo realizada na Espanha, o governo de Pernambuco e a companhia espanhola Air Europa acertaram a retomada dos voos Recife-Madri. Essa rota, que foi suspensa em 2019, será reiniciada em 21 de junho com duas frequências por semana.

 

Fonte CNN