Confirmando meses de rumores e especulações, a F1 anunciou nesta terça-feira que o GP da Espanha será sediado em Madri a partir de 2026, com contrato até 2035. A pista urbana será nos arredores do centro de convenções IFEMA, no noroeste da cidade e a 5km do aeroporto Madrid-Barajas. O circuito de Barcelona-Catalunha, que integra o calendário da elite desde 1991, tem futuro indefinido.

O circuito de 5,474 km terá 20 curvas e um tempo projetado de volta de classificação de 1m32s4, com uma mistura de curvas de baixa, média e alta velocidade – resultado final, segundo a F1, de “muitos modelos de circuito” desde que as conversas entre as partes começaram. O projeto ainda está sujeito à homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A pista vai passar por vias públicas, mas também por propriedades privadas, criando um modelo similar ao que já é visto atualmente no GP de Miami. O circuito nos Estados Unidos foi montado ao redor do Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins (NFL), mas também usa trechos urbanos.

Fonte GE