O governador Wilson Lima lançou, neste domingo (3), o “Amazonas 2030”, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28. O programa, que busca reduzir o desmatamento no Estado, prevê arrecadação de R$ 1 bilhão com a venda de créditos de carbono.

Créditos de carbono são unidades de medida que representam a redução de uma tonelada de emissões de dióxido de carbono (CO2) ou seu equivalente em outros gases de efeito estufa.

O “Amazonas 2030” foi apresentado no segundo dia de compromissos da comitiva amazonense na COP 28, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o governador, o objetivo central do “Amazonas 2030” é alcançar o desmatamento líquido zero no Estado, nos próximos seis anos.

“Por um lado, a gente trabalha para preservar, com nossa meta mais ousada que é desmatamento líquido zero até 2030, e também para preservar as pessoas gerando oportunidade de renda, gerando emprego e combatendo a pobreza, que com pobreza a gente não consegue preservar as nossas florestas”, disse Wilson Lima.

Como parte dos objetivos do Amazonas 2030, o Governo do Estado espera arrecadar R$ 1 bilhão, em 2024, com a venda de créditos de 809,6 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2e), geradas a partir de reduções de emissões entre 2006-2015.

Fonte Assessoria de Imprensa