A seca severa deste ano afetou a rota de navios cargueiros do Amazonas por mais de 50 dias. A atividade foi retomada na quarta-feira (22) com a chegada de embarcações para abastecer a Zona Franca de Manaus (ZFM) com matéria-prima para a produção industrial do Polo.

Os primeiros navios carregam mais de 400 contêineres, sendo 275 de longo curso. Eles transportam insumos para o Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, além de produtos para o comércio.

Com a estiagem histórica, que atingiu todos os 62 municípios do Amazonas, desde setembro parte das empresas não enviou mais insumos para Manaus, pois a navegação era considerada impossível na região.

Com o Rio Negro começando a subir o nível novamente, as empresas voltaram a enviar os produtos para abastecer o o Polo Industrial e o comércio de Manaus.

OSuper Terminais chegou a receber um navio em outubro, depois de fazer uma operação, mas a rota do Amazonas só foi retomada na quarta-feira.

O primeiro navio de cargas a atracar no Porto Chibatão, no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus, foi o Aristole (Mercosul CMA CGM). Com origem em Fortaleza, o navio chegou a Manaus às 18h de quarta-feira (22).

Já para esta quinta-feira (23), estão previstos os atracamentos de navios com origem em São Paulo, Porto de Santos, e Pernambuco, Porto de Suape. As embarcações também transportam insumos para indústrias do Polo Industrial de Manaus.

Fonte Assessoria de Imprensa