O treino funcional é mais uma das modalidades disponíveis para quem deseja adotar um estilo de vida mais saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, a prática de atividades físicas é essencial para fortalecer o sistema imunológico e combater doenças crônicas.

Os benefícios do circuito que é queridinho entre as famosas são ainda maiores para as mulheres. Ele é cada vez mais procurado nas academias, principalmente por conta dos ganhos para a saúde física e mental. Diferentes pesquisas atribuem a modalidade ao emagrecimento, perda de gordura localizada, fortalecimento muscular e redução nos níveis de estresse.

O que é um treino funcional?

Segundo um artigo científico publicado na Revista UniAndrade, o treino funcional foi inicialmente uma metodologia muito usada na fisioterapia para reabilitar pacientes lesionados. No entanto, com o passar do tempo, a técnica migrou para o campo da educação física, com a proposta de oferecer mais condicionamento físico.

Basicamente, o treino funcional é um método que utiliza diferentes exercícios em uma espécie de circuito. As atividades buscam aperfeiçoar movimentos simples do dia a fia, como correr, agachar, sentar, pular, carregar e empurrar objetos, entre outros. Esse tipo de treino aumenta a força de diferentes cadeias musculares, enquanto garante equilíbrio e a estabilidade das articulações, evitando riscos de lesão.

Vantagens do treino funcional para as mulheres

O treino funcional não é o favorito de famosas como Rafa Kaliman, Sabrina Sato e Carolina Dieckmann à toa. Além de ser uma prática dinâmica que trabalha diferentes áreas musculares, a modalidade é capaz de oferecer diversos benefícios.

Auxilia no emagrecimento

A maioria das mulheres que iniciam uma nova atividade física pensa na redução de medidas e no emagrecimento. Um dos motivos que fazem com que o treino funcional seja uma boa opção para o público feminino é justamente o auxílio que a modalidade oferece para a perda de peso.

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Human Sport and Exercise, esse tipo de treino ajuda no ganho de massa magra e na diminuição de gordura corporal. Durante o estudo, nove mulheres praticaram o funcional de alta intensidade, utilizando objetos como barras e halteres, durante 16 semanas. No final dos testes, todas apresentaram uma redução de aproximadamente 18% no percentual de gordura.

Fonte