A capital amazonense está no ranking de capitais brasileiras com melhor gestão fiscal do país. O apontamento é do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta terça-feira, 31/10. Manaus ocupa o segundo lugar na lista, atrás somente de Salvador (BA), e à frente de capitais como São Paulo (SP), Vitória (ES), Curitiba (PR), Recife (PE) e Aracaju (SE).

Em 2021, Manaus se destacou como primeira no indicador. Elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (RJ), o índice é um estudo anual que analisa a situação fiscal de cada um dos mais de cinco mil municípios brasileiros, por meio de quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.

Na soma geral dos indicadores, Manaus obteve o índice 0,91, alcançando nível de excelência em todos os indicadores do estudo.

No indicador “investimentos”, Manaus fechou com índice superior a 0,94 e bateu todas as capitais, inclusive Salvador. O desempenho da capital amazonense em investimentos foi quase o dobro da média nacional, o que inclui todos os municípios avaliados, que representou 0,47.

 

Fonte Prefeitura de Manaus