Um dos conjuntos sinfônicos mais tradicionais do país, a Orquestra Sinfônica Brasileira viveu uma imersão em dez dias na região Norte. No Amazonas desde o dia 14 deste mês, os músicos fizeram uma série de ações como aulas de instrumentos para estudantes universitários e do Liceu Cláudio Santoro, além de um concerto especial na comunidade indígena Waikiru.

Encerrando a turnê “OSB pelo Brasil – Festival Amazônico”, os músicos fizeram um concerto especial no Teatro do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, em Manaus.

Com uma apresentação que misturou música clássica e música regional, o concerto foi executado por um grupo de cordas e percussão sob regência do maestro Anderson Alves.

Os artistas locais Márcia Siqueira, David Assayag e Patrick Araújo se uniram à Orquestra Sinfônica Brasileira para o espetáculo.

No repertório, o Pará e o Amazonas, estados onde a turnê passou, tiveram seus sucessos tocados em versões especiais produzidas pela orquestra sinfônica brasileira. E não poderia faltar o tradicional boi bumbá.

A vice-presidente da Orquestra Sinfônica Brasileira afirmou que já pretendem realizar novas viagens e turnês pelo Amazonas, tudo isso para que mais localidades sejam alcançadas pela música e as oficinas promovidas pela orquestra.

“Essa pequena turnê, esse festival tem o condão de se estender em um projeto de longo prazo. A gente vê que olhar o Brasil a partir da perspectiva da região Norte é fundamental para entender a nossa sociedade, entender o que são as nossas riquezas, o que é possível pensar no Brasil para o futuro”, disse Ana Flávia Cabral.

Fonte  P Cultura