Comemorado neste domingo (15), o Dia do Professor é uma oportunidade de contar e valorizar as histórias dos profissionais da educação que atuam na ponta do maior palco de ensino e aprendizagem na vida de um estudante: a sala de aula. Com quase 25 mil professores em seu quadro, a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) traz alguns relatos de quem, todos os dias, ajuda a mudar a sociedade.

E foi com a visão de que a educação representa transformação na vida das pessoas, que o parintinense Rosenilson Gama decidiu que exerceria a docência e hoje leciona Geografia.

A decisão, que ganhou força após Rosenilson ver um primo da família se tornar professor, possibilitou o desenvolvimento, desde 2019, de um projeto que muda a realidade dos alunos ribeirinhos, quilombolas e indígenas da etnia Sateré-Mawé, da Escola Estadual (EE) Professora Maria Belém, localizada no município de Barreirinha, distante 331 quilômetros de Manaus.

Após perceber que estes alunos tinham um índice elevado de evasão escolar, o professor arquitetou dinâmicas de socialização, que reverteram o quadro de frequência dos estudantes.

O projeto “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades”, por meio de gincanas educativas, trilhas ecológicas e o contato com a natureza, não convenceu apenas os discentes, mas também os jurados do “Prêmio LED – Luz na Educação”, organizado pela Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho.

Fonte Assessoria de Imprensa