O “Glocal Experience Amazônia” vai oferecer programação cultural gratuita em Manaus, a partir de sábado (26). Os shows das cantoras nacionais Maria Gadú e Luedji Luna são destaques dos dois primeiros dias do evento.

O evento será realizado pela Fundação Rede Amazônica em parceria com a Dream Factory, em Manaus, no sábado, domingo e segunda-feira (26, 27 e 28 de agosto).

Entre as principais atrações, no sábado (26), o evento vai ter show da cantora baiana Luedji Luna. A atração nacional vai se apresentar em um palco montado no Largo de São Sebastião.

No domingo (27), o Glocal Amazônia também vai terminar com outra atração nacional. A cantora Maria Gadú se apresenta no Largo de São Sebastião.

O palco Glocal vai reunir diversos debates, conversas e apresentações com temas como Amazônia, moda, saúde e histórias que mudam o mundo, com a participação da atriz Thainá Duarte.

Shows, palestras e outras atrações estão na programação do evento, que vai ocupar os seguintes espaços:

  • Largo São Sebastião (Palco Show e Espaço Criança)
  • Palácio da Justiça (Palco Impacto / Palco Desafios e Soluções / Espaço Mão na Massa)
  • Salão do Hotel Juma Ópera (Palco Glocal)
  • Teatro Amazonas (Shows: Encontro das Águas e Encontro dos Bois de Parintins)

Toda as atividades são gratuitas, incluindo os shows.

Veja a programação dos palcos do Glocal:

Sábado – 26 de agosto

14h – Amazônia Justa e um Brasil Diverso

  • Sheila de Carvalho (Presidente do Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE)
  • Karina Penha (Bióloga, Ambientalista e Ativista pela justiça climática. Gestora de Mobilização da Amazônia de Pé na Organização NOSSAS. Diretora do Perifa Connectione Articuladora na Organização de Jovens Engajamundo)
  • Adanilo (Indígena, manauara, ator, dramaturgo e diretor de cinema e teatro)

Nove estados, 60% do território do país e trinta milhões de brasileiros na Amazônia. Destes, 2% indígenas e 98% entre quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e população urbana. É preciso lutar e garantir a qualidade de vida de todos e encontrar um caminho justo, socialmente e ecologicamente responsável para o equilíbrio entre preservação e desenvolvimento.

15h30 – Vestir para Regenerar

  • Taciana Abreu (Head de Sustentabilidade do Grupo SOMA, com foco em acelerar a transformação ESG do Grupo e das marcas: Animale, Fábula, Foxton, Cris Barros, Maria Filó, NV e Hering.)
  • Maurício Duarte (indígena do povo Kaixana. Foi campeão nacional pela Olimpíada do Conhecimento 2014 representando o Amazonas. Medalha de Excelência na 43° WorldSkills 2015 em São Paulo e 2° lugar na Skills Finland 2015 em Turku, na Finlândia, representando o Brasil em Visual Merchandising. Formado em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, com ênfase em estamparia e arte têxtil, estreou na São Paulo Fashion Week N54 em 2022, sendo o primeiro estilista do Amazonas a integrar o line-up oficial da maior semana de moda da América Latina.)
  • Cameron Saul (Designer, empreendedor social, ativista e co-fundador da BOTTLETOP, uma marca premium de moda e design sustentável.)

 

17h – Cuidar além do Curar

  • Vanda Witoto (Liderança Indígena. Educadora Política. Ativista pelos direitos dos povos indígenas. Diretora de Comunicação e tecnologias sociais na Fundação Rede. Conselheira de Cultura Indígena no Estado do Amazonas)
  • Vera Cordeiro (Médica e fundadora do Instituto Dara, antiga Associação Saúde Criança Renascer)
  • Eugênio Scavinno (Criador e coordenador do projeto Saúde e Alegria desde 1987, com mais de 150 comunidades extrativistas na Amazônia em Santarém/PA, com programas de Saúde, Educação, Cultura, Infância e Juventude, inclusão digital, Economia da Floresta, Meio Ambiente e Pesquisa Participativa Fundador do GTA (Grupo de Trabalho Amazônico), que reuniu 650 entidades de povos tradicionais da Amazônia)
  • Melissa Wilm – (Coautora do Índice de Progresso Social Amazônia (IPS) 2023, e consultora especializada em gestão de portfólio e projetos nas áreas socioambiental e desenvolvimento territorial)

18h30 – Carta para o Futuro

  • Francisco Vera – (Ativista colombiano de 14 anos, que teve que ser exilado aos 12 anos de idade por defender a Amazônia)

 

Domingo– 27 de agosto

14h – De um Ecossistema de Crime Ambiental para um Ecossistema de Empreendimentos Verdes – Parceria com Instituto Igarapé

  • Ilona Szabó (Instituto Igarapé)
  • Denis Minev (Bemol)
  • Maikson Serrão / Pavulagem (Jornalista. Criador do Podcast Pavulagem, que retrata histórias dos seres encantados da Floresta Amazônica)
  • Patricia Ellen (ex-secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, empreendedora e sócia da Systemiq e da Aya Earth Partners)

 

Atualmente, o custo de fazer negócios na Amazônia é desproporcionalmente maior do que o custo de fazer negócios em outras partes do Brasil, Colômbia ou Peru. Enquanto essas disparidades persistirem, a Bacia Amazônica permanecerá com desafios para o cumprimento da lei, em detrimento do potencial do seu povo e do bem-estar do nosso planeta. O painel traz para discussão quais são esses incentivos e regulações que podem permitir a consolidação do Estado de Direito e a criação de salvaguardas de longo prazo que precisam ser acompanhadas dos incentivos ao crescimento e inclusão socioeconômica sustentável na região, transformando de vez o ecossistema de ilícitos ambientais em um ecossistema de empreendimentos verdes sustentáveis, do presente para o futuro – começando agora.

17h – A Importância de Contar Histórias que Mudam o Mundo

  • Thainá Duarte (Atriz, participou de Aruanas)
  • Maikson Serrão / Pavulagem (Jornalista. Criador do Podcast Pavulagem, que retrata histórias dos seres encantados da Floresta Amazônica)
  • Daniel Munduruku (Professor, escritor e ator. Graduado em Filosofia, História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP e pós-doutorado em linguística pela UFSCar. Autor de 64 livros para crianças e jovens.)
  • Mariana Oliva (Sócia e Co-Ceo da produtora audiovisual Maria Farinha Filmes) – com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, Mariana produziu obras como a segunda temporada das séries Aruanas (Globoplay), O Som do Rio (Youtube), O Começo da Vida 2: Lá Fora (Netflix), Um Crime Entre Nós (Globoplay). Ao longo de sua carreira, também produziu Democracia Em Vertigem, indicado ao Oscar®️ e ganhador dos prêmios Peabody e Platino Award. Dirigiu e produziu o premiado documentário Piripkura que recebeu Amsterdam Human Rights Award (IDFA), Melhor Documentário (Rio Int. Film Festival) entre outros. Mariana também é membro da Academia de Ciências e Cinema. Coordenou coproduções internacionais da TAL que envolveram mais de 30 canais de 20 países.

Fonte Assessoria de Imprensa