O presidente Joe Biden, assinou nesta quarta-feira (09) uma ordem executiva que proibirá certos investimentos dos Estados Unidos em tecnologia sensível na China e exigirá notificação do governo sobre financiamento em outros setores de tecnologia.

A tão esperada ordem autoriza o secretário do Tesouro dos EUA a proibir ou restringir certos investimentos em entidades chinesas em três setores: semicondutores e microeletrônicos, tecnologias de informação quântica e certos sistemas de inteligência artificial.

Biden disse em uma carta ao Congresso que estava declarando uma emergência nacional para lidar com a ameaça de avanço de países como a China “em tecnologias sensíveis e produtos críticos para as capacidades militares, de inteligência, vigilância ou cibernéticas”.

A proposta visa investimentos em empresas chinesas que desenvolvem software para projetar chips e ferramentas para fabricá-los. Os EUA, o Japão e a Holanda dominam esses campos, e o governo chinês tem trabalhado para criar alternativas domésticas.

 

Fonte CNN